Páginas

Sobre o Blog

Para além divulgação do curta metragem "Argentino", agora em fase de Pós-produção, realizado nas cidades de Campinas e Paulinia entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 2009, a idéia do blog é angariar textos, entrevistas, vídeos e fotos de todos aqueles que participaram do processo de feitura do filme. Dessa forma, estudantes e interessados por cinema poderão conhecer os diferentes métiers dentro da estrutura de produção cinematográfica.


domingo, 22 de fevereiro de 2009

Depois da chuva!





Alguns dias após as filmagens, agora com uma vida normal (dentro do possível), tenho tempo pra refletir e escrever sobre o que foi e como foi realizar este curta. O que resta dos dias passados é ainda uma pequena pulga atras da orelha: Como vai ficar o filme revelado? Deu tudo certo? Nenhum erro?
Por hora vamos tentar esquecer isso e tentar lembrar da parte, talvez a mais pesada do processo.
Tivemos duas semanas intensas de pré produção em que fizemos milagre! Na verdade o milagre vem da equipe de produção, Cabral, Juliana, Nicolas, Mauricio, Tamara, Luiz, que em pouco tempo, com a ajuda de Marta, conseguiram apoios diversos e resolveram todas as pendências que poderiam existir.

Optamos então por fazer um primeiro dia tranquilo, pensando na integração da equipe, meia diária, poucos planos. Funcionou! Todos os pequenos problemas que tivemos foram resolvidos para o dia seguinte em uma reunião franca durante a noite.

No segundo dia, a equipe batalhou junta. Estávamos todos bem resolvidos e integrados, porém, são Pedro nos castigou! Ninguém tinha contratado a baita chuva que nos deixou por horas parados e nos deu um atraso de meia diária, que no fim, valeu pra dar mais charme a uma das sequencias! Até quando dá tudo errado, a gente faz dar certo!kkk

Acho incrível o modo como todos se integraram e, por cinco dias, deixaram todos os afazeres de lado para que o curta saísse perfeito! E se não sair, o problema terá sido comigo, pois todos ralaram! Uma equipe formada por amigos, seja dos trabalhos dos quais participei, seja da faculdade, estavam lá! Unidos.

É divertido observar como 30 pessoas (essa era a media diária do SET) conseguem se integrar e trocar informações, experiências, se tornarem amigas em tão pouco tempo. E eu tive bastante tempo pra observar dessa vez, pois não me deixavam fazer nada além do que um diretor deve fazer. É estranho, pelo menos pra mim que sempre dirigiu curtas na faculdade com equipes pequenas... por vezes me sentia um inútil, apenas observando todos trabalharem, mas não conseguia mais rever a decupagem ou os diálogos. Já havia falado com os atores durante a maquiagem, passado o plano com a Helo e o Tonelo, todos se preparando e... bom! Eu roubava a câmera de making of e entrevistava o pessoal. ahahah! Era assim que eu relaxava. Afinal fazer um curta em película não é fácil. Economia de negativo, equipamento mais pesado, mais tempo de preparo a cada cena...Ahhh! Por um momento até pensei que seria fácil, mas se fosse, talvez não teria sido tão bom!

No próximo post vou falar com mais detalhes de mise en scène. Das sensações que tive com esta câmera e o jogo de atores. Talvez este aqui tenha sido meio vago, então vou acabar com uma frase de efeito, dita pelo professor paulo Martins:

Fazer cinema é foda!

Mas eu amo isso...

2 comentários:

  1. Adorei o blog, Diego... espero muito poder ver em breve o curta pronto!

    É, fazer cinema é muito foda!! =)

    ResponderExcluir
  2. nahh.. foda é quem faz, e continua.. rssss!!!

    ResponderExcluir